Este blogger é um registro, um caderno de esboços virtual .Um projeto em que pretendo organizar os meus desenhos, subdividindo em cadernos e posteriormente em livros, dos estudos que faço de forma recorrente.Alguns deles fazem parte de projetos maiores, outros, são registros dos dias, das horas, enfim de meu trabalho e por conseqüência da minha vida.Sejam bem-vindos para visitar e deixar comentários.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CADERNO HOMEM VERDE






Estes foram para a Alemanha, para a Patrizia (PC Tic Tac) e sua convocatória "Message in a Bottle".São trabalhos para arte postal realizados em folders, folhetos, catálogos e materiais diversos de instiuições "oficiais" de cultura, bancos, fundações e outras entidades privadas e/ou públicas.

Nesta série de trabalhos  utilizo como suporte os materiais gráficos  que  tem sua distribuição comprometida por uma estratégia, às vezes,  equivocada e duvidosa, já que atendem (apesar de discurso contrário) apenas a alguns setores mais "bacaninhas da cidade".

Em alguns casos, os folhetos são descartados antes mesmo que a mostra, evento ou show para o qual foram destinados, tenha chegado ao fim. Em alguns casos, "tiragens" erradas são re-impressas e parte ou todo o material é descartado.Outras vezes, o material fica engavetado à espera de alguma determinação de alguém interessado em exercer seu pequenino poder (cada vez mais comum ) entre os burocratas que dizem produzir e viabilizar os projetos de arte/cultura.Não raro, você poderá achar no lixo desses locais, centenas de folhetos que nem mesmo para a reciclagem são encaminhados.

Eu os reutilizo, alterando-lhes sua função e lógica.
Imagino o quanto deve ser triste para quem os cria, perceber que não são usados para a finalidade na qual foram pensados. Entretanto, creio que isso levanta uma questão pontual sobre os caminhos burocratizantes da cultura.Muitas iniciativas em difundir a cultura seriam melhor resolvidas com mais vontade política ao invés de apenas o uso de dinheiro indo para o ralo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!
Thank you for your comment!
Muchas Gracias por tu comentario!